5 Erros Crassos a Evitar ao Escrever Conteúdo Online

Conteúdos

É normal que cada escritor, iniciante ou profissional cometa alguns erros ao escrever conteúdo online. No entanto, se quer que a sua escrita tenha sucesso há certos erros que convém a todo o custo evitar. Lembre-se que em causa está quer a credibilidade da organização que representa, quer a sua. A wisdom IGNITE apresenta-lhe alguns dos principais erros a evitar antes de lançar o seu conteúdo para o meio online.

Não há qualquer problema em ter bloqueios criativos, ou até não saber ao certo sobre o que escrever. Antes de optar por seja que tema for, leve o seu tempo de modo a ter um esboço do tema ideal. Em baixo seguem os principais erros a evitar antes de começar a escrever um novo artigo.

Não saber quem é o teu público/ persona

Antes de escrever conteúdo online, lembre-se que o seu objetivo passa por comunicar uma mensagem para o seu público. Como tal convém ter uma ideia clara de quem é ao certo a sua audiência: quem são, quais os seus temas de interesse e que tipo de solução encontrariam no conteúdo que está a escrever. Saber quem é o seu público dar-lhe-á uma ideia muito mais clara sobre a quem se está a dirigir, bem como qual a abordagem mais indicada.

Não providenciar provas do que está a escrever

Escrever online acaba por ter alguns riscos, especialmente se o tema implica fazer afirmações sobre um certo tópico. Esta questão é fortemente incutida em particular nos cursos de jornalismo, no entanto, nunca é demais reforçar que parte da sua credibilidade parte das fontes que usar. Por isso, escolha bem as suas referências e investigue muito bem um tópico antes de mostrar a sua perspetiva sobre o mesmo.

Valorizar a quantidade antes da qualidade

Já todos tentamos esta mesma estrada: escrever artigos longos e detalhados sobre um determinado tema. Subestimar a qualidade em prol da quantidade pode não ser a melhor forma de fazer passar a sua mensagem da melhor forma. Sim, a quantidade é importante, mas de nada lhe serve se a qualidade for extremamente vaga ou até questionável.

Não encontrar o tempo certo para deixar a escrita fluir

Sim, a criatividade da escrita implica tempo para a mensagem ser escrita nas melhores condições. Se estiver a escrever muito depressa ou muito devagar, pare para pensar sobre se essa será a melhor forma de elaborar um conteúdo online. Reflita sobre a sua forma de trabalhar e trate de ir explorando uma forma de enquadrar isso no tempo que despender a escrever um conteúdo.

Usar demasiadas keywords

A quem pensar que por usar palavras-chave em massa que terá mais pontos no motor de busca da Google, desengane-se. Neste momento o motor de busca dá muito mais valor à qualidade do texto do que propriamente às keywords. Volta aqui à baila a questão da “qualidade acima da quantidade”: usa sim as palavras-chave necessárias, mas dê maior importância àquilo que o seu texto tem para oferecer ao teu público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.