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“Funil de Vendas”: muitos ainda não entendem completamente a definição em causa. Acima de tudo trata-se de um processo que pretende a captação de potenciais contactos que se poderão converter em clientes. O Facebook é um meio com potencial para poder captar os potenciais contactos que poderão vir a ter interesse no seu produto. A wisdom IGNITE vai-lhe explicar a lógica por detrás do Funil de Vendas desta rede social.
O que é o Funil de Vendas do Facebook?
Trata-se de um processo que foi criado com o intuito de captar o interesse dos utilizadores e ir alimentando essa atenção até que eles estejam prontos para uma compra final. No Facebook (e em qualquer rede social) este é um processo contínuo com recurso a posts orgânicos, embora as campanhas pagas sejam um veículo eficaz.
Sem dúvida que as redes sociais em geral têm um grande poder de gerar vendas. Porém convém relembrar de que há um processo por detrás de comércio pelas redes sociais.
Lembre-se de uma coisa: os utilizadores das redes sociais frequentam-nas sobretudo para verem conteúdos com cariz de entretenimento, bem como para partilharem conteúdos dos seus interesses. Daí a importância do processo do funil de vendas: eles existem para criar interesse por produtos onde provavelmente não existia interesse antes. Mas como funciona?
As Fases do Funil de Vendas
Awareness / Consciência
Na fase inicial do Funil de Vendas as pessoas em se apercebem de que têm uma necessidade de compra. Logo, há que começar a adotar técnicas para captar a sua atenção aos poucos. Deste modo elas começarão a ver os nossos conteúdos e irão começar a desenvolver o seu interesse.
Consideration / Consideração
Quando começar a surgir a necessidade, as pessoas irão começar a pesquisar e a considerar as suas opções. Aqui é uma boa oportunidade de recorrer a recursos que o poderão ajudar a gerar um lead (ebooks, guias, inbound marketing, campanhas pagas, entre outros).
Conversion / Conversão
Aqui ocorre o ato da compra ou do contacto com intenção de compra. Após uma avaliação do melhor preço, produto ou serviço, com sorte, você será o escolhido para a conversão.
O que implica isto para o Facebook?
As opções são imensas e diversas para conseguir criar o seu funil de vendas no facebook. A melhor parte? O facto de poder usar diversas técnicas que podem chegar a várias pessoas que estão nas diversas fases do funil de vendas. Nesta rede social pode começar a criar a sua presença online e a começar a gerar atenções para os seus produtos e/ou serviços.
Sugestões para criar um funil de vendas para o Facebook
Awareness / Consciência
- Crie publicações orgânicas (não pagas) com o objetivo de criar engagement. Este trata-se de um processo contínuo e que a longo prazo poderá produzir resultados a nível de SEO;
- Crie concursos que incentivem os utilizadores a interagirem com os seus amigos;
- Divulgar campanhas pagas que visem ligar à sua página utilizadores que não estejam ligados à mesma.
Consideration / Consideração
- Através de posts orgânicos certifique-se de referir os principais recursos e benefícios dos seus produtos para relembrar o porquê do potencial cliente precisar deles;
- Faça campanhas pagas de re-targeting dirigidas a pessoas que já manifestaram interesse no seu produto no passado
- Faça uma campanha de mensagens no facebook. Certifique-se de que consegue estar atento a todas as perguntas que forem surgindo, bem como de colocar alguém preparado para responder a todas as dúvidas que um contacto possa vir a ter.
Conversion / Conversão
- Aqui é definitivamente na hora de passar a uma ação mais à base da pressão. Lance campanhas com descontos especiais e ofertas grátis. Acima de tudo, crie urgência no utilizador com limites temporais e percentagens razoáveis de desconto;
- Segmente muito bem estas campanhas, pois elas devem ser dirigidas a pessoas com uma clara intenção de compra;
- Aqui não descarte o papel das postagens orgânicas. Lembre-se que uma pessoa que esteja nesta fase do funil pode ver essas postagens;
- Mesmo após a compra continue a apostar em anúncios que visem a repetição de uma compra. Aqui o re-targeting vai ser seu aliado.