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O Pinterest é conhecido como uma rede social que permite a criação de um “catálogo online” sob a forma de diversos boards com produtos inspiradores. Atualmente esta rede social tem vindo a crescer de forma significativa em Portugal, sendo ainda muito usado para negócios ligados à moda, design de interiores, gastronomia e lifestyle em geral. A wisdom IGNITE explica-lhe hoje como tirar partido desta rede social no caso do tema do seu negócio se enquadrar no tom do Pinterest.
Qual o principal conceito do Pinterest?
O Pinterest teve a sua origem em 2010 e ainda hoje mantém o seu objetivo de ser uma rede social na qual as pessoas partilham e procuram conteúdo que lhes traz inspiração. Desse modo, não admira que seja uma rede social bastante usada em moda, design e lifestyle. Há diversos PINs distribuídos por diversos Boards com keywords que visam apelar ao imaginário dos seus utilizadores.
Com efeito, é também uma rede social na qual as pessoas facilmente podem recorrer à partilha de boards ou pins oriundos de outras páginas. O seu pin pode ser guardado no álbum de outra pessoa o que nesta rede social o torna acessível a diversos outros utilizadores.
Neste momento é uma rede social em crescimento em Portugal, tendo cerca de 2 milhões de utilizadores. Embora não seja um valor em grade comparado com outros países, confirma-se que cerca de 18% da população portuguesa já tem uma conta.
Uma boa razão pela qual esta rede social triunfa para diversos negócios com loja online deve-se ao facto de que os diferentes links que colocar nos pins ajudam a encaminhar o tráfego para onde quiser. Além disso, pode criar pins com hiperligações para elementos como o seu site, blog, redes sociais, loja online, ou qualquer outro endereço web que lhe aprouver.
Esta rede social tem em comum com o Instagram o facto de ser muito à base do fator visual: são as imagens e os vídeos que estarão a gerar-lhe tráfego. Ao contrário do Intagram em que só pode colocar hiperligações no link da biografia do perfil ou nas suas instastories, no Pinterest não existe essa limitação. Criando uma conta profissional, mesmo que os seus seguidores estejam a zero, estará a criar logo a sua presença neste meio.
A associação ao Google Images e ao SEO
Além disso, este meio, à semelhança do LinkedIN, tem uma influência de peso no SEO. Escolha bem as palavras-chave que for a usar, porque esta é uma rede social movida bastante à base de pesquisa. É se salientar que há diversos utilizadores que conheceram marcas novas através deste meio.
Por vezes ao pesquisar por um determinado produto no Google Images, é bem provável que lhe surjam algumas imagens ligadas a esta rede social. Portanto esta trata-se de uma rede social com um grande peso na pesquisa visual. Em suma: do que está à espera para apresentar a sua marca a diversos utilizadores que procuram por inspiração neste meio?