Criar uma Newsletter: Descubra aqui algumas boas práticas

Criar uma Newsletter: Descubra aqui algumas boas práticas

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Criar uma Newsletter continua a ser um tema que suscita diversas dúvidas para quem quer comunicar online. A tendência nos últimos tempos tem sido a de desvalorização dos comunicados via e-mail. No entanto, o e-mail em si continua a ser um canal de comunicação valioso para quem quer entregar conteúdos de valor para leads e/ou clientes.

Para comunicar eficazmente com as suas newsletters os comunicados devem-se distinguir das milhares de mensagens recebidas diariamente por diversos internautas. A wisdom IGNITE hoje indica-lhe algumas boas práticas sobre como criar a Newsletter ideal.

Criar uma Newsletter: Descubra aqui algumas boas práticas

Antes de mais o que é uma Newsletter?

Uma Newsletter (também conhecida como um “boletim informativo”) trata-se de uma ferramenta atualmente usada por diversas organizações para comunicar via e-mail. Deve ser endereçada a clientes ou potenciais clientes com foco numa personna e uma periodicidade definida.

É importante ressalvar que o conceito de “Newsletter” não deve ser confundido com “E-Mail Marketing”. Enquanto que a segunda tem como principal objetivo a venda de um produto ou serviço, no caso da newsletter o foco deve ser a entrega de valor à sua respetiva persona. Como tal devem ser enviados conteúdos que sejam relevantes para o público em causa.

Porque devo investir numa boa newsletter?

Ao investir nesse canal de comunicação como uma potencial forma de chegar aos seus contactos poderá estar um passo à frente da sua concorrência. Há dois principais motivos pelos quais pode investir na sua newsletter.

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Ajuda a nutrir os seus leads

Mantenha o contacto com os seus leads de modo a ajudarem-no a percorrer todo o seu percurso de funil. Dependendo da fase de funil em que os seus potenciais clientes estiverem poderá nutrir os seus leads com conteúdos personalizados. Com uma boa comunicação de e-mail não só estará a permitir que os seus contactos conheçam a sua marca, mas também estará a ajudá-los a aperceberem-se das potencialidades do seu serviço ou produto.

Permite o reforço da autoridade de marca

Alimentar a autoridade da sua marca definitivamente vai-lhe permitir gerar maior confiança da parte das pessoas que podem ser os seus potenciais clientes. Nesse sentido essa confiança vai ajudar no processo de compra.

Por isso trate de entregar conteúdos relevantes para os seus potenciais clientes. Não só se estará a distinguir dos seus competitors, mas também estará a captar a atenção dos contactos que já tem.

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O que devo ter em conta para criar a Newsletter ideal?

Há diversos pontos a clarificar antes de proceder à criação da Newsletter ideal que o irá ajudar a manter o contacto com a sua audiência. Apresentamos cinco pontos que definitivamente deve ter em mente antes de enviar o comunicado perfeito para os seus potenciais clientes.

#1: Escolha o objetivo do conteúdo

Para começar, defina qual é objetivo da sua newsletter. Lembre-se de que esta será uma mensagem a enviar à sua persona. Como tal, o conteúdo que produz para a sua newsletter deve ter em vista um destes quatro objetivos: Educar, Entreter, Informar ou Inspirar os contactos em causa. Foque-se nas dores ou problemas da sua persona e estará a criar um comunicado que irá apelar diretamente a essas questões.

#2: Crie um assunto de e-mail único

Qual costuma ser o primeiro elemento que lhe chama a atenção quando recebe um novo e-mail? Apostamos que a resposta provavelmente será o assunto, certo? Logo há que criar um assunto único, chamativo e que convide à abertura da mensagem em causa. Como tal pegue no que mencionamos anteriormente: foque-se na dor da persona e ela irá abrir a mensagem nem que seja por curiosidade.

#3: Use vídeos e imagens

A imagem e/ou o vídeo são aliados imprescindíveis que deve incluir na sua comunicação. Por isso use um destes dois elementos (ou mais do que um) para transmitir a mensagem principal ao leitor pelo foro visual. Tenha é cuidado com o tempo de carregamento das suas imagens. Evite imagens de tamanhos pesados e como precaução nunca descarte o Alt Text.

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#4: Coloque um CTA que chame realmente à ação

Coloque diversos CTAs que chamem mais à ação, mas certifique-se de que aquela chamada à ação focada no principal objetivo do seu comunicado esteja com o maior destaque. Deixe claro aos seus leitores o que vão ganhar ao efetuarem a ação e desperte a urgência e necessidade nos seus potenciais clientes.

#5: Adapte para mobile. Sempre!

A regra de ouro ao criar elementos de comunicação em marketing digital: pense sempre primeiro em adaptar os conteúdos para mobile e depois para desktop. Basta um design que seja simples e devidamente responsivo que ajude a melhorar a experiência do utilizador, o que por sua vez aumenta a probabilidade do mesmo consumir o seu conteúdo.

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