Conteúdos
Ler é uma das melhores atividades para estimular o seu cérebro, bem como para aprofundar os seus conhecimentos sobre determinados tópicos. Atualmente há diversos livros de marketing digital que introduzem diversas perspetivas de vários profissionais sobre esta área que se encontra em permanente expansão. A wisdom IGNITE reuniu para si 10 bons exemplos de livros que deve incluir na sua mala de viagem neste Verão. Afinal, o saber não ocupa lugar nem na área do marketing digital.
10 Livros de Marketing Digital que tem que ler neste Verão
Os 8 Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho
Se a sua área de formação é marketing ou comunicação, com certeza está familiarizado com o conceito dos “4Ps” do marketing, certo? No entanto, Conrado Adolpho apresentou os 8 Ps aplicados ao Marketing Digital que são: Pesquisa, Planeamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização.
O autor é empresário há mais de 25 anos, tendo ajudado diversas pequenas e micro empresas a alavancarem rapidamente os seus negócios. Segundo o próprio, a sua teoria dos 8Ps surge como uma boa forma de organizar um projeto no digital sem deixar muitas margens para falhas.
A obra mostra ainda, através de 100 estudos de casos e inúmeras dicas de ferramentas, o lado prático do marketing digital. No entanto, também expõe de forma abrangente toda uma nova teoria gerada pela era atual do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
Facebook para Negócios – Luciano Larossa
Luciano Larossa, conhecido como o Tio Lu, é atualmente visto como um dos maiores especialistas em anúncios para Instagram e Facebook dentro do mercado de língua portuguesa. Está nesta área há mais de 8 anos, tendo-se tornado numa das personalidade mais conhecidas no campo do marketing digital em Portugal.
Neste livro Luciano mostrar num guia dirigido a pessoas com diversas experiências no campo do marketing digital, desde estudantes a profissionais na área. Recorrendo a uma escrita simples e com exemplos concretos esta obra é das melhores referências para ajudar na elaboração de uma estratégia para o facebook da sua organização.
Marketing 5.0 – Philip Kotler
Lembra-se do conceito dos 4Ps que mencionamos anteriormente? Philip Kotler é um dos principais difusores desse conceito criado originalmente pelo professor Jerome McCarthy em 1960. É ainda visto por muitos como o “pai do marketing”. Além de ser um dos maiores especialistas em marketing a nível mundial, foi ainda consultor nas áreas de planeamento de estratégia em empresas de topo, entre as quais a Motorola e IBM.
Após o lançamento de “Marketing 3.0” e “Makreting 4.0”, Kotler apresenta uma versão mais atualizada das duas obras anteriores. O objetivo desta obra refere de que forma os profissionais do marketing podem usar a tecnologia para satisfazer as necessidades dos clientes e começar a fazer a diferença no mundo das empresas.
A Cauda Longa – Chris Anderson
Apesar de ser um livro lançado em 2006, “A Cauda Longa” de Chris Anderson continua a ser relevante mesmo para quem quer entender o impacto que as novas tecnologias ainda irão ter no comércio. Esta obra é a indicada para quem tem dificuldades em verificar o desenvolvimento tecnológico, nomeadamente os empresários da “velha guarda” do mercado.
Entre algumas das ideias principais debatidas nesta obra destacamos o conceito de “long tail”, bem como de “marketing de nicho”, as novas tendência de produção, desenvolvimento e distribuição e a tendência crescente para a personalização de preços, produtos e serviços. O autor Chris Anderson é licenciado em Física e com pós-graduações em Mecânica Quântica e Jornalismo Científico, no entanto tem um grande percurso na área da comunicação. Chegou a ser editor das revistas científicas Nature e Science, tendo também passado pela The Economist.
Marketing Digital de A a Z – Vasco Marques
“Marketing Digital de A a Z” de Vasco Marque apresenta-se como um guia completo para as diversas áreas do marketing digital. Com diversos exemplos práticos e uma edição atualizada este livro não só apresenta uma forte vertente prática, mas também um vasto glossário apto para aqueles que tenham ou um nível inicial ou mais avançado.
Vasco Marques é outra das maiores referências de marketing digital para falantes de língua portuguesa, sendo licenciado e mestre em Gestão e Negócios pela Atlântico Business School. Conta com mais de 20 anos de experiência no mercado, tendo participado em centenas de eventos, em todos os distritos de Portugal e em outros países.
Torna-te um Guru das Redes Sociais – Miguel Raposo
Miguel Raposo é conhecido como um gestor de influenciadores e redes sociais. Através deste livro o autor convida o leitor a descobrir e explorar o potencial destas ferramentas para vender a imagem de uma organização, bem como para ajudar a impulsionar as vendas. Nesta obra são explorados diversos exemplos de pessoas que conseguiram atingir um sucesso improvável através das redes sociais. Uma obra ideal para compreender o poder que uma marca pessoal pode ter online.
Marketing Digital Na Prática – Paulo Faustino
Se não sabe mesmo por onde começar no que toca quer à elaboração de uma estratégia digital, ou no ganho de conhecimentos sobre a área do marketing digital, esta obra é uma boa referência por onde começar. Este livro providencia um olhar mais prático e pragmático relativamente à importância de uma estratégia no digital, explorando os diversos canais, plataformas e ferramentas de comunicação por onde deve começar. Os conhecimentos desta obra servem para ser aplicados em qualquer área de negócio ou produto.
Paulo Faustino é atualmente considerado como um dos profissionais mais influentes na área do Marketing Digital e Marketing de Afiliados em Portugal e no Brasil. Contando com mais de 12 anos de experiência nesta área, atualmente é o COO da agência de marketing digital Get Digital e cofundador dos eventos Afiliados Brasil e Think Conference.
Digital Marketing Analytics – André Zeferino
Andre Zeferino é conhecido como o fundador/CEO da Work Value Intelligence uma empresa consultora conhecida como sendo especialista em modelos de performance aplicados aos meios digitais. Nesta obra o autor procura analisar a fundo quais as estatísticas às quais os marketeers ou qualquer pessoa que pretenda investir em marketing digital devem estar atentos. Se o seu objetivo é compreender racionais de base que ajudem a orientar ou sustentar ideias para alavancar o seu negócio online, esta obra é a indicada para si.
Ser Blogger – Carolina Afonso e Sandra Alvarez
No caso desta obra o seu objetivo é mais centrado no impacto que os influenciadores digitais têm vindo a ter no online. Neste caso as autoras referem-se aos blogs, cujo impacto tem sido crescente desde os primórdios da internet e que atualmente são uma das ferramentas online com maior potencial. Atualmente há cada vez mais pessoas a recorrerem ou a inspirarem-se pelos bloggers, pelo que podem ser uma grande força aliada com potencial. O livro além de explorar a fundo a definição e orientação de quem quer ser blogger, dá ainda bons exemplos de diversas soluções práticas, bem como alguns testemunhos de alguns bloggers que usaram esta ferramenta a seu favor.
Marketing Digital para Empresas – Vários Autores
Por fim, apresentamos um extenso trabalho colaborativo com seis nomes portugueses especialistas em marketing digital a apresentarem mais a fundo a sua área de especialidade. Frederico Carvalho, Paulo Faustino, Marco Gouveia, Virgínia Coutinho, André Novais de Paula e André Zeferino exploram a fundo uma diversidade de tópicos que todo o profissional na área do marketing digital deve conhecer na ponta da língua. Desde sites a SEO, desde Google Ads a Redes Sociais, este é um guia perfeito para conhecer a fundo tudo o que influencia o marketing digital atualmente.