Anúncios nas Redes Sociais: qual a sua importância?

Conteúdos

A importância de fazer Anúncios nas Redes Sociais

As Redes Sociais são atualmente um dos pilares mais importantes em estratégias de Marketing para todas as empresas, mas, se não conhecer a importância de fazer Anúncios nas Redes Sociais, dificilmente conseguirá obter resultados.

Notem que referimos Marketing e não Marketing Digital especificamente, pois o Marketing Digital assoberbou grande parte da importância das estratégias de Marketing.

Nomes como Facebook e Instagram são hoje conhecidos por praticamente toda a população do mundo desenvolvido, e uma grande parte desta população tem hoje conta e acede diariamente a uma destas plataformas de socialização.

Para se ter uma melhor perceção da dimensão destas redes, atualmente, a nível mundial, o Facebook tem cerca de 2,8 biliões de utilizadores ativos e o Instagram 1,8 biliões.

Se estes números são de difícil perceção, os números portugueses ajudam a perceber:

No nosso País cerca de 6,5 milhões é considerado utilizador ativo no Facebook e cerca de 4,5 milhões no Instagram.

Qual a relação destes números com Anúncios no Facebook e Instagram? Já lá vamos.

Desde a data de registo de conta nestas Redes Sociais, cada utilizador foi criando, ao longo do tempo, a sua Rede, seja através de ligações de amizade, adesão a grupos e páginas comerciais ou noticiosas.

Cada utilizador tem milhares de ligações feitas na rede e é impossível, para estas plataformas, apresentar no feed todas as publicações feitas pelos nossos Amigos, pelos Grupos a que pertencemos, ou pelas Páginas de Negócios que seguimos (sejam elas de órgãos de comunicação social, de negócios, marcas, ou com qualquer outra finalidade).

Por essa razão, e porque o Facebook dá sempre primazia aos conteúdos publicados pela rede de Amigos em detrimento das Páginas de Negócios, o alcance das publicações feitas pelas Páginas de Negócios, é extremamente reduzido, existindo dados que apontam para números que variam em média entre os 2% a 10%, dependendo este intervalo de diversos fatores relacionados com o engajamento e relevância que a Página proporciona aos seus seguidores.

Dito de uma forma simplificada, sempre que uma Página de Negócios com cerca 2500 seguidores fizer uma publicação, ela apenas vai aparecer no feed de cerca de 50 a 250 seguidores. Se tivermos em consideração, que estes são os números médios de pessoas que a publicação pode alcançar e que a ele ainda deve subtrair o número de pessoas que realmente se engajam e interessam pelo post, podemos ver este valor reduzido. Assim, uma publicação que teoricamente muitos pensam que poderia ser vista por 2500 pessoas, pode passar para números reais engajados na ordem de 10 a 20 pessoas. Sim, é verdade. É isto que acontece com muitas Páginas de Negócios.

Preocupado ? Não fique.

É precisamente aqui que entra a importância de fazer anúncios nas Redes Sociais.

Os anúncios nas Redes Sociais abrem todo um Mundo de possibilidades, sem qualquer limite de alcance a não ser o da capacidade de investimento, com potencialidades poderosas ao nível de segmentação.

Com um investimento de cerca de 100€ num anúncio ativo durante 30 dias, este aparecerá a dezenas de milhares de pessoas, sendo possível segmentar para quais pessoas pretendemos que esse anúncio apareça. Por exemplo, um negócio local, como uma loja de roupa de senhora que tem um espaço físico na cidade do Porto e pretende ter mais clientes a visita-la, pode fazer um anúncio que apareça apenas a utilizadores que residam na cidade do Porto e que sejam do sexo Feminino.

Outro exemplo, como uma empresa que vende viagens de luxo online, pode fazer um anúncio para todo o país (ou até todo o Mundo), segmentado apenas para pessoas com interesse em turismo e que tendencialmente demonstrem interesse por produtos de segmento alto.

É este o poder dos anúncios. É esta a importância de fazer anúncios nas Redes Sociais. Foi esta plataforma, carregada de informações sobre o comportamento e as preferências de biliões de utilizadores em todo o Mundo, que fez com que a Meta (Facebook / Instagram) seja hoje uma das mais poderosas empresas do mundo, e que milhares de negócios se transformem com o uso das redes sociais.

Como diz um novo ditado: DATA IS THE NEW OIL!

Se entende o potencial e a importância de fazer anúncios nas redes sociais, consulte a wisdom Ignite. Ajudamos a alcançar potenciais clientes na sua região ou em todo o Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.