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Com as inovações tecnológicas e a globalização, todas as marcas a nível mundial começaram a sentir necessidade de acompanhar esta evolução. A entrada do motor de busca Google que revolucionou o acesso à informação, o crescimento de dispositivos móveis com acesso à internet e um crescente uso de redes sociais, obrigaram as empresas a investir numa presença online para conseguir a destacar-se e fazer face à concorrência.
Neste contexto o marketing tradicional começou a perder protagonismo. Hoje em dia, os empresários reconhecem mais vantagens nas oportunidades digitais do que nas convencionais e grande parte deles abdica do investimento nestas últimas.
Mas será que essa é a escolha correta? Será que o marketing digital derrotou em absoluto o marketing tradicional?
O MARKETING DIGITAL
À medida que a vaga tecnológica conduziu as empresas a uma presença digital, surgiram também várias ferramentas digitais de apoio aos negócios, pagas e gratuitas, podendo ser usadas por empresas de diferentes dimensões.
As redes sociais, por exemplo, desempenham um papel importante neste aspeto, pois possibilitaram um contacto imediato com os públicos alvo, principalmente com as gerações mais jovens que consomem cada vez menos os meios de comunicação tradicionais.
A entrada no mundo digital facilitou também o processo de compra que, à distância de um click, se tornou mais fácil e cómodo para os clientes.
Assim, o marketing digital revela-se como um termo bastante abrangente, referindo-se a ações de comunicação realizadas online que pretendem não só conduzir à venda de produtos ou serviços, mas também agregar valor à relação com o consumidor.
E quais são as suas vantagens?
Custo
Os custos das ações de marketing digital são mais baixos, uma vez que não implica o recurso a suportes físicos de comunicação de elevado valor, como é o caso da televisão ou do jornal. No mundo online, o espaço não é limitado como no mundo físico, o que faz com que haja lugar para todos os negócios, independentemente do valor investido.
Alcance
Outra das vantagens é o alcance. Enquanto suportes como flyers ou cartões de visita têm, geralmente, um alcance local, exigindo uma dispensa de tempo demasiado alta para a sua distribuição, a publicidade online permite alcançar pessoas em todo o mundo.
Segmentação
Além do poder de alcance da internet, hoje em dia, as ferramentas de anúncios permitem que as empresas alcancem exatamente as pessoas com quem desejam comunicar, através da segmentação. Aqui podem ser definidos os géneros, idades, localizações ou interesses dos utilizadores que pretendemos alcançar. Este fator permite focar as campanhas no público-alvo, aumentando as probabilidades de sucesso.
Interação com os clientes
As secções de comentários dos websites ou dos perfis das redes sociais permitem receber um feedback mais fácil e imediato dos clientes e facultar-lhes uma resposta. Isto faz com que eles se sintam mais ouvidos e valorizados, conferindo uma boa reputação à marca e conduzindo à fidelização do público.
Acessibilidade
Na internet não existe horário de abertura e de fecho. Os conteúdos estão disponíveis todos os dias, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar. Assim, as pessoas podem aceder às informações da empresa quando quiserem.
Análise de resultados
Da mesma forma que as ferramentas online permitem alcançar um vasto número de utilizadores, fornecem também plataformas de análise de resultados que permitem observar e analisar a performance de um anúncio em tempo real. São usadas métricas como o alcance, as visualizações e o número de clientes convertidos. Estes dados permitem entender qual o seu verdadeiro público-alvo e o conteúdo que está ou não a funcionar, o que facilitará a realização de futuras campanhas.
Apesar de ser um mundo imenso de oportunidades, o marketing digital apresenta também algumas desvantagens!
Limitações da Internet
Apesar do seu alcance global, a internet não chega a todos. Existem várias pessoas que não têm acesso ou conhecimentos tecnológicos suficientes para a utilizarem.
Alto nível de concorrência
Hoje em dia, quase todas as empresas utilizam as ferramentas digitais. Isto torna-as altamente competitivas pois, em vez de competirem com as marcas locais, as empresas estão a competir com negócios de todo o mundo.
Tempo
A realização de campanhas e gestão da presença online é algo que exige tempo. Isto implica uma interação regular com o público, sob o risco de o perder para a concorrência. É por isso importante utilizar o auxílio de uma equipa de marketing especializada.
Privacidade e Segurança
Ao configurar o seu site, equipamentos e outros perfis sociais, é importante estar atento à segurança, pois pode ser atacado por hackers, phishing ou vírus que podem causar danos à sua presença online. É importante consultar uma equipa de IT de confiança que realize uma manutenção preventiva, evitando estes ataques.
MARKETING TRADICIONAL
O marketing tradicional diz respeito à comunicação feita em canais offline e suportes como a televisão, rádio, jornais, flyers, entre outros. Embora esta forma de publicidade esteja a perder força face ao digital, a verdade é que continuam a ser bastante relevantes e eficazes.
Apesar do marketing digital ser superior em praticamente todos os aspetos, o marketing tradicional apresenta vantagens importantes.
Credibilidade
Pela quantidade de esquemas que surgem na internet, é um facto que os meios de comunicação tradicionais trazem uma certa noção de credibilidade aos consumidores, fazendo as empresas que os utilizam serem vistas como mais sérias e de confiança.
Alcance de determinado público
Tal como mencionado anteriormente, a internet não chega a todas as pessoas. Por esse motivo os suportes tradicionais podem apresentar-se como uma vantagem, alcançando o público que por algum motivo não utiliza a internet.
Então, o que podemos concluir? Será um destes métodos, superior ao outro?
A verdade é que a visão ideal é ver os dois conceitos como complementares! Enquanto o marketing digital abre portas a uma maior proximidade com o público, eficácia de anúncios e rapidez de resposta, método tradicional tem um peso extremamente importante na credibilidade de um negócio.
Assim, o ideal é utilizar os dois como aliados no crescimento da sua empresa, podendo utilizar os meios offline para remeter para a sua presença online utilizando, por exemplo, um QRCODE. Desta forma, consegue atingir os vários públicos e criar campanhas que convertam entre si. O importante é perceber bem quem é o seu público e desenhar uma estratégia que permita relacionar-se com ele da melhor forma.
Aconselhe-se com profissionais da área e descole o seu negócio!