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Com a evolução tecnológica, a forma como as pessoas adquirem produtos e serviços mudou consideravelmente, principalmente após o período pandémico.
A necessidade das empresas de criarem estratégias de venda eficientes é um verdadeiro desafio. No entanto, é essencial para garantir a continuidade do negócio.
Para desenhar uma estratégia eficiente, é essencial considerar a jornada do cliente, para otimizar cada etapa conforme as ações realizadas pelo potencial cliente.
Afinal, em que consiste esta jornada?
O que é a Jornada do Cliente?
A jornada do cliente é simplesmente o caminho que ele percorre, desde a primeira interação com a empresa até à compra do produto. É ela que norteará todas as estratégias de marketing e vendas.
Esta jornada é composta por quatro etapas “chave”, que podem ajudar a entender quais são as estratégias que deve usar para conduzir o potencial cliente à decisão de compra.
Para perceber melhor, vamos falar um pouco de cada etapa.
Descoberta
Nesta primeira fase, o potencial cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra, apenas tem uma dúvida ou curiosidade.
Geralmente, realiza uma pesquisa no Google ou nas redes sociais à procura de informações e, nessa altura, acontece o primeiro contacto com a sua empresa.
É importante que, nesta fase, não procure vender de imediato os seus produtos ou serviços. Aqui, vamos dar pistas para que o potencial cliente descubra que precisa de os adquirir. Por isso devemos apostar numa abordagem educativa, para o atrair para a segunda etapa.
Reconhecimento do problema
Nesta fase, com a ajuda do conteúdo educacional que lhe fizemos chegar na primeira etapa, o possível comprador já identificou o seu problema. Agora, o seu foco vai ser entender como resolver essa “dor”, procurando as possíveis soluções.
Esta é uma ótima oportunidade para mostrar que entende as dores dele e que o pode ajudar a resolver. Aqui, a melhor técnica é fornecer informações úteis e conteúdo relevante.
Ao mostrar que entende o problema dele e conhece a solução, consegue chamar a sua atenção, aumentar a sua autoridade e aproximá-lo um pouco mais da decisão de compra.
Consideração da Solução
O seu potencial cliente já sabe qual é o seu problema e começa a avaliar algumas soluções.
Agora é a hora de criar uma urgência para no consumidor, ou seja, mostrar que aquele problema deve ser resolvido rápido, mostrando que o seu produto é a melhor solução, acelerando a jornada do cliente.
Se ele já tiver o seu contacto, pode utilizá-lo para descobrir mais detalhes sobre o que ele precisa e mostrar que tem a solução ideal.
Decisão de compra
Aqui o seu possível cliente já está a comparar as soluções e a decidir qual a melhor para resolver o seu problema. É nesta hora que precisa de mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa.
Agora que já conhece as quatro etapas desta jornada, está na hora de desenhar uma estratégia adequada ao comportamento do consumidor.
A wisdom IGNITE tem uma equipa de especialistas capaz de encontrar os clientes certos para si e de lhes mostrar porque é que a sua empresa é a melhor opção para eles. Entre em contacto aqui para fazer crescer o seu negócio!