Jornada do cliente: conheça as 4 etapas

Conteúdos

Com a evolução tecnológica, a forma como as pessoas adquirem produtos e serviços mudou consideravelmente, principalmente após o período pandémico.

A necessidade das empresas de criarem estratégias de venda eficientes é um verdadeiro desafio. No entanto, é essencial para garantir a continuidade do negócio.

Para desenhar uma estratégia eficiente, é essencial considerar a jornada do cliente, para otimizar cada etapa conforme as ações realizadas pelo potencial cliente.

Afinal, em que consiste esta jornada?

motor de pesquisa do google, onde começa a jornada do cliente

O que é a Jornada do Cliente?

A jornada do cliente é simplesmente o caminho que ele percorre, desde a primeira interação com a empresa até à compra do produto. É ela que norteará todas as estratégias de marketing e vendas.

Esta jornada é composta por quatro etapas “chave”, que podem ajudar a entender quais são as estratégias que deve usar para conduzir o potencial cliente à decisão de compra.

Para perceber melhor, vamos falar um pouco de cada etapa.

Descoberta

Nesta primeira fase, o potencial cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra, apenas tem uma dúvida ou curiosidade.

Geralmente, realiza uma pesquisa no Google ou nas redes sociais à procura de informações e, nessa altura, acontece o primeiro contacto com a sua empresa.

É importante que, nesta fase, não procure vender de imediato os seus produtos ou serviços. Aqui, vamos dar pistas para que o potencial cliente descubra que precisa de os adquirir. Por isso devemos apostar numa abordagem educativa, para o atrair para a segunda etapa.

Reconhecimento do problema

Nesta fase, com a ajuda do conteúdo educacional que lhe fizemos chegar na primeira etapa, o possível comprador já identificou o seu problema. Agora, o seu foco vai ser entender como resolver essa “dor”, procurando as possíveis soluções.

Esta é uma ótima oportunidade para mostrar que entende as dores dele e que o pode ajudar a resolver. Aqui, a melhor técnica é fornecer informações úteis e conteúdo relevante.

Ao mostrar que entende o problema dele e conhece a solução, consegue chamar a sua atenção, aumentar a sua autoridade e aproximá-lo um pouco mais da decisão de compra.

Confused lovely female teenager holds chin, looks thoughtfully aside, has dark hair, wears striped sweater, isolated over white background with copy space for advertisement. Thoughtful woman indoor

Consideração da Solução

O seu potencial cliente já sabe qual é o seu problema e começa a avaliar algumas soluções.

Agora é a hora de criar uma urgência para no consumidor, ou seja, mostrar que aquele problema deve ser resolvido rápido, mostrando que o seu produto é a melhor solução, acelerando a jornada do cliente.

Se ele já tiver o seu contacto, pode utilizá-lo para descobrir mais detalhes sobre o que ele precisa e mostrar que tem a solução ideal.

Decisão de compra

Aqui o seu possível cliente já está a comparar as soluções e a decidir qual a melhor para resolver o seu problema. É nesta hora que precisa de mostrar claramente as vantagens do seu produto e os diferenciais da sua empresa.

Agora que já conhece as quatro etapas desta jornada, está na hora de desenhar uma estratégia adequada ao comportamento do consumidor.

A wisdom IGNITE tem uma equipa de especialistas capaz de encontrar os clientes certos para si e de lhes mostrar porque é que a sua empresa é a melhor opção para eles. Entre em contacto aqui para fazer crescer o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.