Inbound Marketing: A sua importância em Marketing Digital

Inbound Marketing: A sua importância em Marketing Digital

Sem dúvida que o site é uma das peças fulcrais na sua estratégia de Marketing Digital. Contudo, para que o seu plano traga resultados, é necessário que o seu negócio seja encontrado online. Para que o seu público alvo descubra de forma orgânica que o seu site existe é preciso apostar no Inbound Marketing. A wisdom IGNITE hoje vai-lhe explicar o porquê de esta ser uma peça essencial para a sua estratégia online.

Afinal o que é Inboud Marketing?

Este trata-se de um conceito que inevitavelmente tem grandes ligações ao marketing de conteúdo. Há também diversas comparações com o conceito de Outbound Marketing. Porém, enquanto que esse conceito trabalha a parte comercial do seu negócio, o Inbound Marketing tem um papel mais subtil, mas não menos eficaz.

Em suma, o Inbound Marketing aposta na ideia do seu negócio “ser descoberto”. Os métodos usados neste estilo de estratégia são muito mais subtis do que a publicidade online (parte do Outboud Marketing, neste caso). Aqui você conquista a atenção dos seus clientes através de métodos como por exemplo, blog posts, ebooks, webinars, entre outros elementos.

Em contraste com elementos de publicidade online, neste caso você conquista a atenção das pessoas de forma subtil. Não é de todo o mesmo que o Outbound marketing, que representa um chamado “marketing de interrupção”. Nesse sentido podemos exemplificar com elementos como e-mail de SPAM, telemarketing, anúncios pagos sem segmentação, assim como diversos elementos da publicidade convencional.

Quais as vantagens deste estilo de marketing?

Acima de tudo este conceito ajuda-o a ganhar uma progressiva notoriedade online para o seu negócio. Isto porque com estes conteúdos conseguirá atrair leads para o seu negócio de forma totalmente orgânica. Para isso basta produzir conteúdo de qualidade gratuito que irá ajudar a dar um boost ao posicionamento orgânico do seu negócio online.

Em suma, estas são as principais vantagens ao começar a apostar em Inboud Marketing:

  • Conseguirá atrair potenciais clientes de uma forma totalmente orgânica e gratuita;
  • Irá melhorar significativamente o posicionamento do seu negócio no meio online;
  • Estará a reduzir os custos de aquisição de clientes;
  • Com conteúdos de qualidade, estará a atrair um tráfego recorrente.

Como posso implementar a minha estratégia de Inbound Marketing?

Mais do que escolher os meios orgânicos pelos quais pretende atrair os clientes, o importante é ter em mente o processo de criação. Com isto gostaríamos de lhe falar de quatro metas essenciais aliadas a este processo. Nesse sentido há 4 etapas essenciais:

Passo 1: Atrair

Primeiro que tudo, é obter a atenção do seu público-alvo. Aqueles que efetivamente mostram interesse no seu website, bem como nos conteúdos e serviços que você possa providenciar podem bem vir a tornar-se potenciais leads e, por conseguinte, potenciais clientes.

Passo 2: Converter

Agora que conseguiu atrair, o próximo passo é a conversão. Aqui o importante é levar o utilizador a uma determinada ação. Para tornar um determinado utilizador num potencial lead, pode fazê-lo com uma ação que envolve que ele lhe providencie os seus dados. Poderá consegui-lo com inscrições em boletins informativos, por exemplo, ou até através da realização de eventos ou webinars.

Passo 3: Fechar

Conseguiu gerar bons leads? Ótimo! Já que conseguiu contactos, agora é hora de os transformar em clientes. Alinhe os seus novos contactos com a equipa de vendas e prepare uma estratégia para fechar o negócio. Certifique-se é de que sabe em que fase do funil se encontra esse contacto de modo a averiguar uma estratégia eficaz.

Passo 4: Envolver

Achava que o fecho era o fim do processo? Nem de longe. Agora é importante ir acompanhando o cliente e ir averiguando o seu nível de satisfação. Se a experiência do seu cliente foi boa de uma forma geral, ele será um grande aliado para o seu negócio. Mesmo após ter fechado a venda mantenha o contacto com elementos como descontos de fidelidade, o envio de conteúdo informativo, ou até mesmo o mero ato de pedir o feedback pelo seu serviço.

Passo Extra: Medir

Acima de tudo, medir os resultados não pode ser uma tarefa negligenciada. Nunca se esqueça de medir os seus resultados, especificamente referentes à eficácia das suas ações. O Inbound Marketing, como todo o Marketing Digital em geral requer uma melhoria constante de boas práticas.

Conclusão

Do que está à espera para começar a implementar o Inbound Marketing à sua estratégia digital? Para ter sucesso no seu negócio de forma progressiva e orgânica, este poderá ser o principal motor de lance. Conhecendo bem o seu público-alvo, ao produzir conteúdos relevantes para esses contactos, estará a atrair maior interesse pelo seu negócio no meio digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.