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Mitos das Redes Sociais: apostamos que acredita nalguns, não é verdade? É certo que estes meios já fazem parte das nossas vidas pessoais e profissionais. Cada vez mais em Portugal há empresas e marcas a aperceberem-se do potencial destes meios para conseguirem mais notoriedade e, por conseguinte, mais potenciais clientes. Para ajudá-lo a fazer crescer o seu negócio, a wisdom IGNITE hoje vai-lhe desmistificar algumas mentiras referentes a redes sociais em que provavelmente acredita neste momento.
As Redes Sociais equivalem a Marketing Gratuito
Não é bem assim. Pode sim ir criando a sua presença online através das suas redes sociais, mas o preço não será leve. A dada altura terá que investir um destes dois fatores nas redes sociais da sua organização: ou tempo ou dinheiro.
Se optar por não patrocinar os seus conteúdos online ou por não investir dinheiro em campanhas estará a optar por investir o seu tempo, o que implica um processo mais lento. Independentemente de tudo, lembre-se de que tempo é dinheiro e se quer criar a sua presença online rápido convém investir tempo e dinheiro.
Aliás, o alcance orgânico das redes sociais está a piorar cada vez mais, o que cada vez mais obriga as marcas a pagarem para que os seus conteúdos tenham maior alcance online. Por isso ao delinear a sua estratégia para as redes sociais, defina exatamente o tempo e dinheiro que vai gastar nos conteúdos que vai produzir.
Se uma página tem muitos seguidores logo tem muitas vendas
Sim, é sempre ótimo quando as nossas páginas estão a conseguir gerar novos seguidores. Mas lembre-se de um pequeno detalhe: um seguidor não é sinónimo de cliente. Mais do que juntar novos contactos na sua coleção de seguidores, deve-se esforçar por se tornar numa figura de autoridade e confiança para eles.
Por isso é importante que produza conteúdos quer ligados à sua área de negócio, quer que vão de encontro aos gostos, necessidades ou “dores” dos seus clientes. Isso será meio caminho andado para que as pessoas se interessem pelos seus conteúdos e acabem por comprar os seus produtos.
Para ter sucesso online a minha empresa tem que estar em todas as redes sociais
Não, nem todas as redes sociais dão para todos os tipos de negócios. Lembre-se que se quer atrair novos clientes deve estar no mesmo lugar onde a sua persona estiver. Não esteja “por estar” em diversas redes sociais se no fim do dia não for aí que estão os seus potenciais clientes.
Lembre-se ainda que no que toca a conteúdos nem todos os conteúdos que produzir “combinam” em todas as redes sociais. Quantas mais as redes sociais em que estiver maior será o seu esforço em produzir conteúdos próprios para cada uma dessas redes sociais. De nada lhe adianta produzir conteúdos aptos para uma rede social se não for aí que estão os seus potenciais clientes.
Não é possível gerar leads através das Redes Sociais
Evidentemente que é bem possível gerar leads através das redes sociais. Aliás, o próprio Facebook dispõe de um género de campanha focado exclusivamente na geração de leads.
Em alternativa, convém criar um landing page ou um formulário de captação para divulgar pelas suas redes sociais. Certifique-se que o seu formulário tem conteúdo e uma proposta apelativa e conseguirá gerar vários contactos através das redes sociais. E lembre-se: maior será a probabilidade de gerar leads através de publicidade paga.
Não podem existir comentários negativos à minha empresa
A internet veio dar maior tempo de antena a diversas empresas, bem como uma maior voz ao cidadão comum. Tal implica que as críticas positivas ou negativas ao desempenho de uma organização estão agora acessíveis à distância de um click para todos.
No entanto, desengane-se se acha que é boa ideia apagar todos os comentários negativos dos seus seguidores ou clientes. Pegue sempre nas observações menos boas e reflita sobre como pode transformar uma experiência negativa para a sua marca em algo positivo.
Garantimos-lhe que alguém que está insatisfeito com a sua empresa se sentirá mais valorizado se decidir dar-lhe uma resposta assertiva, ao invés de simplesmente apagar o comentário sem qualquer tipo de satisfação. Lembre-se que este é um meio em que “todos estão a ver”, logo seja sempre o mais cordial possível, independentemente da gravidade que levou à crítica.