TikTok: Vale a pena integrar em Marketing Digital?

TikTok: Vale a pena integrar em Marketing Digital?

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Neste ano em particular, a rede social TikTok tem-se vindo a tornar popular particularmente durante o período da quarentena. O seu crescimento em utilizadores tem sido notável, visto que conta com mais de 2.000 milhões de utilizadores em cerca de de 150 países. A wisdom IGNITE explica o porquê da popularidade desta rede social, bem como o seu potencial dentro da área de Marketing Digital.

Como começou o TikTok?

Originalmente o TikTok surgiu em 2016 com o nome Douyin. A rede social foi desenvolvida pela companhia chinesa ByteDance que pretendia desenvolver uma aplicação para vídeos. O crescimento rápido que a empresa registou durante esse período levou a que a iniciativa se expandisse para o resto do globo. O que deu origem à rede que conhecemos atualmente.

A expansão deu-se em 2017, mas foi quando o TikTok comprou e se fundiu com a Musical.ly que a sua popularidade disparou. Em 2018 foi a app com mais downloads na App Store da Apple. O que torna esta ferramenta num elemento potencial para diversas ações em marketing digital.

Que tipo de popularidade tem o TikTok?

Atualmente o TikTok conseguiu subir radicalmente de posição no ranking das redes sociais, sendo a 6ª mais utilizada. Além disso em 2020 conseguiu ser a app mais descarregada do mais de 2.000 milhões de vezes.

No que toca ao público que mais frequenta a rede social, a faixa etária é jovem. Os maiores utilizadores desta aplicação situam-se entre os 16 a 30 anos de idade. Os utilizadores em média passam cerca de 52 minutos por dia no TikTok quer a consumir, quer a produzir os conteúdos de vídeo.

O seu alcance orgânico estima-se que chegue aos 29% devido ao facto de uma boa parte dos utilizadores consumir mais do que produz. Além disso os vídeos que em média são mais vistos por inteiro pelos utilizadores tendem a viralizar em massa neste momento. Há outros fatores associados ao sucesso de um conteúdo, nomeadamente o uso de músicas populares, hashtags, primeiros minutos de um vídeo e acima de tudo a frequência da publicação.

Como pode ser usado em Marketing Digital?

Antes de integrar o TikTok na sua estratégia de Marketing Digital, tenha em conta o fator da faixa etária de que falamos anteriormente. Além disso muitos dos conteúdos são caracterizados como sendo humorísticos, com memes, referentes a datas comemorativas ou em bastidores. Se não é esse o seu público alvo, nem tem interesse em investir em conteúdos de vídeo, então neste caso a rede social poderá não ser a mais indicada.

Porém caso você seja influencer, ou trabalhe numa área dedicada ao entretenimento e produção de conteúdos de multimédia (especialmente de vídeo), o TikTok vai-lhe encaixar que nem uma luva. Para usufruir do melhor desta rede social, lance desafios com #hashtags, faça parcerias e contactos com influencers nesta rede social, produza e desenvolva stickers e acima de tudo invista no vídeo.

Seja no TikTok, ou em qualquer outra rede social, atualmente o vídeo é dos conteúdos mais consumidos nas redes sociais. Numa era em que as pessoas se tornam cada vez mais cépticas em relação a anúncios, um conteúdo em vídeo bruto ou com uma edição “amadora” estão-se a tornar numa excelente via para determinadas áreas de negócio.

Por isso avalie bem antes de optar por criar uma conta da TikTok para o seu negócio. Se estiver disposto a experimentar dentro do estilo que resulta neste meio, poderá aumentar a notoriedade da sua empresa e ainda obter resultados surpreendentes para o seu negócio.

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