Quais as redes sociais mais utilizadas pelos jovens em Portugal?

Quais as redes sociais mais utilizadas pelos jovens em Portugal?

As tendências para o uso das redes sociais mudam de ano para ano, variando de país para país. Em Portugal neste ano observou-se uma tendência relevante relativamente às redes sociais mais usadas pelos jovens dos 15 aos 24 anos. Recentemente celebrou-se o Dia Mundial da Juventude em Portugal. Nesse sentido, a wisdom IGNITE resolveu averiguar quais as redes sociais que os jovens mais utilizam, segundo os valores referenciados pela Marktest.

Panorama das redes sociais com maior destaque em Portugal

Instagram

Sem grandes surpresas, esta parece ser atualmente a rede social mais acarinhada pelos jovens portugueses. Em Portugal, esta rede social chegou mesmo a quadriplicar os seus valores de 2013 para 2019. Não só é a rede social mais usada pela faixa etária, mas também é aquela que vários jovens apontam como sendo a sua favorita.

Youtube

O Youtube também é uma rede social bastante consumida em Portugal de forma geral. Tem tido um crescimento muito progressivo, no entanto, é de salientar que no que toca às redes sociais favoritas dos jovens portugueses, esta ficou em segundo lugar.

Facebook

O Facebook mantém o seu lugar no pódio como rede social mais utilizada em Portugal desde 2019. Contudo, tem-se vindo a observar um decréscimo progressivo desta rede social em diversos campos: nomeadamente no seu uso frequente e no ranking de rede social favorita dos portugueses. Entre os jovens em particular, o Facebook decaiu no que toca a rede social usada com mais frequência, ficando em terceiro lugar após o Youtube e o Instagram.

WhatsApp

No que toca a redes sociais usadas para comunicar, o WhatsApp foi a rede social que mais cresceu em Portugal. Há diversas faixas etárias a utilizar esta aplicação para trocar mensagens rápidas, incluindo os jovens. Porém esta não é a app de comunicação mais utilizada pela “malta jovem”.

Facebook Messenger

Ironicamente, apesar do declínio de popularidade do Facebook, a sua aplicação Facebook Messenger continua a ser das mais usadas pelos mais novos para comunicarem entre si.

TikTok

O grande destaque de crescimento no que toca a redes sociais adoradas pelos jovens portugueses neste ano vai sem dúvida para o TikTok. A faixa etária que mais utiliza esta rede social está dos 19 aos 24 anos (36%), seguida pelos de 14 a 18 anos (32%). Ao todo já conta com 1,8 milhões de utilizadores em Portugal, tendo crescido em 36% no nosso país num espaço de dois meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.