Descubra como o Marketing Digital pode impactar um Negócio Local

Descubra como o Marketing Digital pode impactar um Negócio Local

Mais do que uma revolução para diversos negócios, é sobretudo nos negócios locais que o Marketing Digital pode ter um grande impacto. Pois é: também os negócios locais podem ser impactados pelo online. Há diversas ferramentas que pode usar em seu favor para projetar o seu estabelecimento neste novo meio. A wisdom IGNITE dá-lhe alguns exemplos de ferramentas e truques a que pode recorrer.

O Digital nos Negócios Locais

Descubra como o Marketing Digital pode impactar um Negócio Local

Neste momento o Marketing Digital é vantajoso para diversas áreas de negócio e mesmo um negócio local não está imune desta impacto. Ao recorrer a uma estratégia neste sentido estarão não só a dar uma maior projeção à sua loja ou escritório, mas também a abrir o leque para que outros potenciais clientes descubram o seu negócio.

Desengane-se quem pensa que os custos podem ser um constrangimento. Na verdade, há diversas ferramentas online que pode utilizar para dar maior projeção ao seu negócio sem pagar qualquer tostão. Mesmo os custos em publicidade online são notavelmente menores em relação a opções mais convencionais. Além de redes sociais como o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Pinterest ou até o TikTok há diversas outras hipóteses que tem ao seu alcance.

Quais as ferramentas indispensáveis para um negócio local?

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Google My Business

Para os negócios locais, sobretudo aqueles que são pesquisados pelo nome, ter uma conta de Google My Business é atualmente essencial. Criando um perfil nesta ferramenta da Google aumenta as possibilidades de o seu negócio aparecer quer nesse mesmo motor de pesquisa quer no Maps.

Apresentando a sua empresa no local e hora certas para os seus potenciais clientes, este trata-se de um negócio que ajuda a que vários interessados encontrem o seu negócio. Mantenha o perfil atualizado com as informações essenciais e o seu negócio terá muito maior projeção e novos clientes interessados.

Grupos de Facebook

Mais do que usar o Facebook, é saber usar os seus grupos em seu favor. Se o seu público-alvo e/ou personna tem um certo tipo de gosto específico então esta pode ser uma boa opção para divulgar o seu negócio. Pode entrar quer em grupos temáticos, quer em grupos locais para o efeito.

No entanto, antes de fazer um spam descontrolado nos grupos do facebook, leia as regras de cada grupo para saber o que pode ou não promover. Se está num grupo que proibe qualquer tipo de promoção invista antes em conteúdos que acrescentem valor ao grupo. Por exemplo, se tem uma pastelaria e está num grupo focado em gastronomia, partilhar conteúdos com receitas ou diversos tipos de pão (por exemplo) pode ser uma opção atrativa.

SMS Marketing

Muito tem sido dito sobre o impacto de campanhas de SMS Marketing. De facto, a taxa de abertura é significativamente maior em relação aos e-mails. Como esta é uma forma de comunicação mais individualizada, não é de admirar que as pessoas tendam a abrir mais as SMS.

Com mensagens curtas e simples poderá divulgar promoções, eventos, ofertas especiais ou até um novo serviço. Em negócios locais funcionam às mil maravilhas, especialmente se tem contactos de clientes recorrentes.

Google Ads

Já anteriormente fizemos um artigo sobre as diversas possibilidades que tem com Google Ads. Ainda assim, esta poderosa ferramenta de anúncios pode ajudar o seu negócio a chegar a novos horizontes. Nas diversas modalidades de anúncios há determinadas extensões que pode usar como a de localização, chamada, preço e promoção.

Há alguma outra forma de promover o meu negócio online?

Mais do que usar ferramentas online, há ainda outras modalidades mais humanas a que pode recorrer. Um negócio local também é visível em contactos que tenha com humanos ou até no contacto que outros humanos façam por si. Em baixo explicamos melhor.

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Divulgue o seu negócio sempre que comunica com um cliente

Tenha sempre a imagem ou alguma referência do seu negócio em vista sempre que interaja com um cliente ou contacto profissional. Elementos como as assinaturas de e-mail e cartões de visita com QRCodes são formas poderosas de divulgar diariamente a imagem do seu negócio no online. Além disso procure sempre partilhar imagens nas redes sociais do seu negócio nos seus perfis pessoais das redes sociais.

Envolva os amigos e a sua família

Atualmente estamos na era da partilha, pelo que os nossos contactos mais próximos também podem ser um poderoso aliado nesse sentido. Os seus contactos poderão fazer networking ao seu negócio através de partilhas ou do velho “passa a palavra”. A melhor parte? Este tipo de ajuda é gratuita e dá-lhe maior projeção orgânica online.

Influenciadores Digitais

O impacto que um influenciador digital pode ter no seu negócio é algo que diversas empresas já exploraram com resultados estonteantes em diversos casos. Trabalhando com um influenciador digital o mesmo irá divulgar os seus canais de comunicação e recomendá-lo aos seus seguidores.

Como tal convém escolher bem qual o influenciador com quem quer estabelecer uma parceria. Mais do que a quantidade de seguidores, tente perceber ao certo se a pessoa em causa é a mais indicada para promover o seu negócio, quer por uma questão de valores, quer pelo tipo de credibilidade.

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