wisdom IGNITE wisdom IGNITE
  • Home
  • Serviços
    • Marketing Digital
    • Marketing Convencional
    • Websites e Lojas Online
  • Loja Online
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Contactos
  • Português
  • Home
  • Serviços
    • Marketing Digital
    • Marketing Convencional
    • Websites e Lojas Online
  • Loja Online
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Contactos
  • Português

O Dilema das Redes Sociais: Análise ao Documentário da Netflix

O Dilema das Redes Sociais: Análise ao Documentário da Netflix
Outubro 1, 2020
by Sara Sampaio 0

“O Dilema das Redes Sociais” (“The Social Dilemma”), trata-se de um documentário da Netflix que recentemente tem dado que falar em Portugal. Há vários dias que esta produção tem ocupado o top 10 dos conteúdos mais consumidos em Portugal nesta plataforma. Ironicamente, tem dado que falar nas próprias redes sociais abordadas na narrativa. A wisdom IGNITE revela-te alguns dos elementos mais marcantes desta produção da Netflix.

“O Dilema das Redes Sociais”: afinal qual é a mensagem?

Na verdade, “O Dilema das Redes Sociais” não apresenta novidades muito relevantes para quem usa ou trabalha com redes sociais. Contudo, não deixa de ser uma reflexão face aos efeitos que estas plataformas têm em diversas pessoas.

Sem dúvida que os entrevistados que aparecem nesta produção providenciam perspetivas bastante relevantes para o tópico em discussão. Destacam-se Tristan Harris (ex-especialista em ética de design da Google), Justin Rosenstien (ex-engenheiro da Google e do Facebook), Sandy Parakilas (ex-gerente de operações do Facebook), Tim Kendall (ex-presidente do Pinterest), entre outros.  O que têm todos em comum? Foram as mentes que contribuíram para o fenómeno das redes sociais que todos vemos atualmente.

Tristan Harris torna-se praticamente no fio condutor do documentário. Ele, juntamente com os restantes intervenientes, apresentam-nos uma preocupação perante as proporções que as redes sociais têm tomado na era global. Mostra o lado negro das redes sociais, sim. Mesmo assim relembra que com mudanças acertadas, o lado bom destas plataformas pode ser salvo.

As Consequências das Redes Sociais

“Nada vasto entra na vida dos mortais sem uma maldição”

Esta é a citação com a qual o filme incia. Ao longo da narrativa vamos vendo os prós da Internet. Nomeadamente as possibilidade de comunicação, a facilidade de criar ligações e a possibilidade de partilha que define a era global. Contudo, graças aos algoritmos, segundo o documentário, não só o mundo se está a tornar cada vez mais polarizado, mas também as empresas começam a arranjar formas de manter as pessoas online mais tempo.

Por consequência, surge assim o problema ligado ao vício das redes sociais. A segunda citação mais marcante após a primeira que abre o filme é a de que “se não pagas pelo produto, então, és o produto”. A nossas ações são monitorizadas pela Internet e a partir daí a IA trata do resto. Torna-se fácil prever e manipular os comportamentos de diversos utilizadores graças a um elemento que têm em comum. Qual? A necessidade de validação social.

O documentário salienta que é necessária uma solução que não abra mão dos fatores positivos associados às redes sociais. Fica implícito que o remédio tem que passar pelos utilizadores das redes sociais e pelas próprias plataformas.

E para quem trabalha em Marketing Digital?

Para quem trabalha em Marketing Digital o documentário serve com um lembrete das questões de ética associadas a esta atividade. O poder das redes sociais está cada vez mais evidente na vida real. Por isso, quem trabalha na área ao ver “O Dilema das Redes Sociais” pode refletir sobre a responsabilidade que a atividade acarreta.

“O Dilema das Redes Sociais” abre a porta para uma discussão referente à forma como os profissionais de Marketing Digital possam encarar a atividade. É importante procurar estabelecer um relacionamento com o público de uma forma consciente, saudável e transparente. Por isso, estas discussões podem levar a uma melhoria de práticas profissionais que visem criar um relacionamento que não implique a dependência.

Porém, nunca é demais relembrar que nem tudo é negativo no que toca às redes sociais: não deixam de ser elementos que ligam as pessoas. Além disso permitem um acesso a uma diversidade de conteúdos ligados ao interesse do utilizador. Por exemplo, você está a ler o nosso artigo neste momento ou por se interessar por conteúdos relacionados ao documentário em causa. Ou porque se interessa por temas ligados a Marketing Digital. Mesmo assim, recomendamos a visualização deste documentário tendo em conta a reflexão à qual o mesmo encoraja.

Categorias:Business, Digital Strategies, Marketing
Partilhar:

Adicionar o seu Comentário

Pesquisar

Artigos recentes

Esteja Atento em 2021: 7 Tendências de Marketing Digital a Não Ignorar

Esteja Atento em 2021: 7 Tendências de Marketing Digital a Não Ignorar

Janeiro 2, 2021
5 Erros Crassos a Evitar ao Escrever Conteúdo Online

5 Erros Crassos a Evitar ao Escrever Conteúdo Online

Novembro 26, 2020
Pinterest: Como posso usar esta rede social na minha estratégia?

Pinterest: Como posso usar esta rede social na minha estratégia?

Novembro 14, 2020

Categorias

  • Agency leadership
  • Business
  • Carporate Solutions
  • Digital Strategies
  • Marketing
  • Sem categoria

Pesquisar Produtos

Categorias de produto

  • Alojamento Web
  • Desenvolvimento Web
  • Marketing Digital
  • Redes Sociais

Let’s INGITE your business together! Descubra a nossa gama de serviços dentro de diversas áreas do Marketing Convencional e Digital. Juntos iremos ajudá-lo a elevar o seu negócio.

Redes Sociais

Copyright © 2020 por wisdom IGNITE. Todos os direitos reservados.- Desenvolvido por wisdom IGNITE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Configurações de cookiesACEITAR
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessário
Sempre activado

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

Opcionais

Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do utilizador por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.