Os Portugueses e as Redes Sociais em 2020: saiba os resultados

Os Portugueses e as Redes Sociais em 2020: saiba os resultados

Conteúdos

Sabia que a Marktest Consulting recentemente divulgou um estudo atualizado sobre o impacto das Redes Sociais em Portugal. O estudo, denominado “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela detalhes quer sobre o impacto dos social media no nosso país, quer de quais as redes sociais mais usadas em 2020. A wisdom IGNITE revela-lhe os tópicos essenciais deste estudo.

Os Portugueses e as Redes Sociais 2020: Cada vez mais empresas reconhecem o impacto do digital

Não há dúvidas de que as redes sociais em Portugal se tornaram num grande fator de comunicação quer para o cidadão comum, quer para diversas áreas de negócio. Aliás neste ano aumentaram as empresas que reconhecem a importância do meio online no que toca às interações com potenciais clientes. Nesse sentido as redes sociais também se tornam elementos essenciais para facultar a rapidez dos contactos B2C.

Por isso, este estudo da Marktest apresenta-se como um elemento revelador de diversos hábitos dos portugueses online. Esta trata-se da 10ª edição de um estudo que anualmente revela a evolução dos hábitos do nosso país no meio online. Com o fim de aprofundar esta questão, a empresa recorreu a uma base de 807 entrevistas, as quais foram realizadas online entre 1 e 14 de julho de 2020.

Quais as redes sociais mais usadas em Portugal?

Sem grandes surpresas, o pódio nesta categoria continua a ser do Facebook, apesar da sua queda em número de utilizadores do ano passado para este. Ainda assim, com a medalha de prata destaca-se o WhatsApp com uma subida significativa de 6,1% em relação a 2019. Salientamos ainda o terceiro lugar que neste momento pertence ao Instagram, que mantém a sua preferência entre os jovens dos 15 e os 24 anos.

É também de destacar o facto de que Pinterest e o Twitter conseguiram alcançar o maior crescimento relativo neste ano. Porém, mais uma vez o TikTok recebe uma menção honrosa, tendo alcançado não só a 5ª posição em notoriedade espontânea, mas também a 9ª em penetração.

De uma forma geral, as percentagens de presença dos portugueses nas redes sociais são:

  • Facebook (92,2%)
  • WhatsApp (80,3%)
  • Instagram (73,3%)
  • Messenger (71,4%)
  • YouTube (53,2%)
  • LinkedIN (40,7%)
  • Pinterest (31,1%)

A presença dos portugueses online

Além disso, ainda dentro deste estudo revelou-se que:

  • 59% dos inquiridos vêm TV ao mesmo tempo que acedem as redes sociais;
  • 70% dos inquiridos recordam-se de já terem visto publicidade nas redes sociais;
  • Um terço dos utilizadores que participaram no estudo admite já ter feito compras nas redes sociais (ou seja, mais do dobro de 2013);
  • Dentro desta amostra, 87% visita redes sociais várias vezes por dia. De entre as redes sociais que são visitadas pelo menos uma vez por semana estão o Facebook (96%), WhatsApp (95,7%) e o YouTube (94,6%);
  • Além disso, os utilizadores admitiram publicar pelo menos uma vez por semana no WhatsApp (68,9%), no Facebook Messenger (59,9%) e no próprio Facebook (59,2%).

Sabia ainda que…?

  • Cristina Ferreira ultrapassou Cristiano Ronaldo como figura pública mais seguida nas redes sociais;
  • O terceiro, quarto e quinto lugares dentro deste tópico pertencem a Rita Pereira, Nuno Markl e Bruno Nogueira respetivamente;
  • As fotos e as stories são os conteúdos que tendem a ser mais apreciados nas redes sociais de figuras públicas.

Aproveite e veja também:

https://wisdomignite.pt/quais-as-redes-sociais-mais-utilizadas-pelos-jovens-em-portugal/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.